No segundo domingo de Novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Enoturismo, uma iniciativa da Rede Europeia de Cidades do Vinho para divulgar as suas actividades e experiências.
Como já realçamos várias vezes neste blog, na região Oeste de Portugal existe um grande número de adegas interessantes que vale bem a pena visitar, conjugadas com a excelente gastronomia e riqueza cultural da região.
Na zona de Torres Vedras, é especialmente recomendável a Adega Mae, que tem vários vinhos premiados internacionalmente. E, a menos de um quilómetro dali, é também interessante visitar a Quinta da Almiara, com o seu design exterior moderno.
Na zona de Óbidos e Bombarral, recomendamos a Quinta do Sanguinhal, com os seus vinhos de excelente relação qualidade/preço, e a Quinta do Gradil, uma das adegas mais antigas da zona.
E na zona de Alenquer, não perca a magnífica Quinta do Monte D’Oiro, ou a Quinta de Pancas, fundada em 1495 e pioneira na introdução das castas francesas em Portugal.
Isso no que se refere aos vinhos. Os amantes da aguardente também têm encontro marcado em Novembro com a Quinzena Gastronómica de Aguardente DOC Lourinhã, que este ano chega à sua undécima edição e já é uma referência mundial. E na zona de Óbidos, destacam-se também as originais experiências de licoturismo propostas pela Vila das Rainhas em torno do seu famoso licor de ginja.
A maioria dessas visitas são indoor e, portanto, perfeitas para desfrutar durante os meses de outono e inverno. Vamos então nestes dias aproveitar ao máximo as variadas experiências de enoturismo oferecidas pela região Oeste.