Nave Lagoa

The rain in Spain stays mainly in the plain; dicas para dias de chuva em Portugal

Nos anos 60 do século passado, foi lançado um filme musical chamado My Fair Lady, dirigido por George Cukor, com Audrey Hepburn e Rex Harrison nos papéis principais. Teve grande sucesso entre o público e os críticos e recebeu inúmeros prêmios, até o Oscar de melhor filme.

Embora na Espanha a exibição de filmes em versão original estar a crescer pouco a pouco, naquela época só era possível ver os filmes na versão em espanhol. E, no caso de filmes musicais, como My Fair Lady, as letras das músicas também eram traduzidas, o que às vezes era um autêntico desafio para encaixar a música original. Para manter a métrica ou o ritmo, os tradutores precisavam fazer pequenas alterações na letra original. No caso de uma das canções de My Fair Lady, que em inglês se chamava “The rain in Spain”, a mudança foi radical e se tornou “La lluvia en Sevilla es una pura maravilla”. A razão, neste caso, era para necessidades argumentativas.

No texto em inglês o personagem de Eliza Doolittle tinha dificuldades com a pronúncia correta das letras “ai”, que em inglês às vezes adota o som [ei] e o professor usava a frase “the rain in Spain stays mainly in the plain” para ajudar Eliza a melhorar sua pronúncia. O problema é que em espanhol a frase “a chuva em Espanha fica principalmente na planície” não rimava bem e não tinha muita escolha de má pronúncia pois essas letras são pronunciadas como estão escritas e não havia muito argumento lógico para manter a frase original Assim, os tradutores escolheram focar-se na pronúncia da “elle”, que não todas as pessoas pronunciam igual.

Deve ser dito que o problema com a letra e a música não foi apenas na versão em espanhol. Na versão alemã, foi aplicado “Es grün so grün wenn Spaniens Blüten blühen“, que é “O verde é tão verde quando as flores florescem na Espanha”. E em italiano foi “La rana in Spagna gracida in campagna“, que seria “O sapo em Espanha croa no campo”. Mas nenhuma dessas versões foi tão bem sucedida como a espanhola, onde a frase penetrou profundamente na cultura popular e até hoje, mais de 60 anos após a estreia do filme, ainda é comum ouvi-la quando chega um dia de chuva em Sevilha.

Bem, parafraseando esta anedota poderia dizer-se que “A chuva em Portugal, também não está tão mal”. Para começar, porque a chuva mantém as paisagens verdes tão características e atraentes da geografia portuguesa. E o que permite que Portugal seja um dos países líderes em energia renovável, graças à energia hidroelétrica. Mas também porque isso permite ficar em casa, acender a lareira e desfrutar de uma tarde tranquila. Ou embarcar em descobrir alguns planos menos conhecidos pelos turistas e que garantem uma ótima tarde de diversão em família.

Começamos com um dos mais novos, o Quantum Park, em Lisboa, que oferece uma das maiores superfícies indoor de trampolins, áreas de escalada, rampas de skate e zonas de basketball da Europa.

Outro clássico para os dias de chuva é o Oceanário de Lisboa, que em 2018 foi escolhido como o melhor aquário do mundo pelo Tripadvisor, e oferece sempre muita qualidade e atividades interessantes para toda a família.

Para aqueles que estão na região Oeste e não se sintam com ganas de ir de carro para Lisboa, também há planos próximos e atraentes. O Bowling Caldas, ao lado da zona desportiva municipal, oferece bowling, jogos, karaokê e, às vezes, até música ao vivo. E nessa mesma linha, outro plano interessante é o Indoor Karting Caldas da Rainha, que tem uma pista de kart pequena mas divertida, e uma área de jogos com snooker e karaoke.

Uma opção de excursão diferente é visitar as grutas Mira de Aire, localizadas a poucos quilómetros de Fátima e que constituem o maior grupo de grutas de Portugal. Na época em que a exploração comercial começou nos anos 70 do século passado, havia menos sensibilidade para a preservação da natureza, e algumas pessoas podem pensar que as cavernas têm muita intervenção humana. Mas a experiência ainda é muito interessante e as crianças adoram a visita.

E também há sempre o surf, que se pode desfrutar igual, e terminar mais ou menos o mesmo de molhado com chuva ou sem ela. E até o golfe, que com a chuva é um pouco menos agradável, mas se escolhermos os links da Praia del Rey  ou West Cliffs, podemos mesmo ter uma experiência muito semelhante à que os inventores deste desporto nas Ilhas Britânicas teriam em seu tempo.

E, para fechar como começamos, um dos nossos planos favoritos é ir ao centro comercial La Vie, em Caldas, e ver um bom filme. A maioria dos filmes está na versão original, com legendas em português. A restauração neste shopping center é em formato de food court, que permite a todos escolherem o que querem, para toda a família encontrar qualquer coisa de seu agrado e para que a tarde de chuva seja superada com uma nota muito boa.

Abrimos o fórum para partilhar mais ideias para dias de chuva.